Envolvente
Explore a região
A Freguesia de Foros de Vale de Figueira, pertence ao concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, é composta por uma população que ronda os 1 070 habitantes, distribuídos por uma área de cerca de 67,05 km2. No total, o concelho de Montemor-o-Novo possui cerca de 12 000 habitantes. Esta freguesia é constituída por pequenos aglomerados populacionais, e grandes herdades dispersas, aqui designadas por monte, na sua maioria com casas de férias ou fim de semana.
As Atividades económicas predominantes, além do turismo, são: agricultura; pecuária, construção civil e pequeno comércio.
De salientar a proximidade às seguintes cidades:
-
Alcácer do Sal
-
Arraiolos
-
Évora
-
Estremoz
-
Vila Viçosa

Património cultural
As raízes históricas e administrativas da freguesia de Foros de Vale Figueira encontram-se na extinta Freguesia de Lavre (atualmente, União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre), à qual Foros de Vale de Figueira pertenceu como simples lugar. Quando Lavre se separou de Montemor-o-Novo, constituindo novo concelho, Foros de Vale de Figueira terá claramente beneficiado dos privilégios inerentes àquela instituição municipal. Segundo António Alberto Banha de Andrade, na “Sua Breve História das Ruínas do Antigo Burgo e Concelho de Montemor-o-Novo”, este acontecimento terá sido registado no ano de 1304, quando D. Dinis concedeu o primeiro foral a Lavre. Sabe-se, no entanto, que os textos originais deste foral, bem como os de um outro, outorgado, logo no ano seguinte, desapareceram, levando a maioria dos historiadores à conclusão de que, apenas o terceiro foral, concedido por D. Manuel, em 1520, instituíra Lavre como concelho, logrando Foros de Vale de Figueira de uma maior proximidade com o centro administrativo.
Em termos patrimoniais e arquitetónicos destacam-se nesta zona os seguintes elementos:
Monumentos megalíticos
Em todo o concelho de Montemor-o-Novo verifica-se uma grande concentração de monumentos megalíticos. De entre eles destacamos as duas antas do Paço situadas no cimo de duas pequenas elevações próximas da Ribeira de Lavre (entre São Geraldo e Ciborro).
(informação e foto by Morbase)

Igrejas e Ermidas
De muitas igrejas existentes na região, destacamos: Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, de construção recente, chama a atenção pela sua localização no meio da planície alentejana, rodeada de Sobreiros (a árvore característica desta região);


Capela-Anta de São Brissos: É uma capela do século XVII em nome da Nossa Senhora do Livramento. Tem a particularidade de ter sido erguida num dólmen com cerca de 5 000 anos, que compõe a sua capela-mor.
(fotos by Morbase)
Ermida da Nossa Senhora da Visitação
(foto by visitevora.net)

Outros Monumentos

Castelo de Montemor-o-Novo
(foto by Celestino)

Chafariz de Nossa Senhora da Conceição
No Largo dos Paços do Concelho em Montemor-o-Novo
Gruta de Santiago do Escoural
Classificada como Monumento Nacional (Decreto nº 45327, de 25 de outubro de 1963). A Gruta do Escoural é a única em Portugal que possui pinturas e gravuras rupestres realizadas no Paleolítico Superior.
(foto by Junta de freguesia de Sao Pedro do Escoural)


Praça de toiros de Montemor-o-Novo
Montemor-o-Novo é um conselho de antigas tradições tauromáquicas. Desde o século XV que as corridas de toiros decorriam em recinto de madeira na Praça do Corro (hoje Praça Miguel Bombarda). A Praça foi inaugurada em 1882 e teve obras de restauro em 1910.
(foto by AllAboutPortugal)

Património natural
Destacamos pela proximidade ao Monte Cores do Vale:
- Os ninhos de cegonhas - podem-se ver ao longo da estrada N-114, entre Foros de Vale de Figueira e Montemor-o-Novo. Considerado, segundo alguns autores, o ex-librís de Foros de Vale Figueira.
- Monte Selvagem - situado num típico montado alentejano com cerca de 20 hectares, com sobreiros, azinheiras e vários tipos de espécies, é o habitat de cerca de 200 animais distribuídos por 60 espécies diferentes, entre as quais, crocodilos, lémures, zebras, macacos, porcos espinhos, lamas, elandes, cervicapras, chitas, remas e avestruzes, cangurus, vacas, ovelhas, entre muitos outros.
- Paisagem típica: O Montado – a paisagem característica desta zona é essencialmente o Montado. O Montado é um ecossistema mediterrâneo singular, que inclui biodiversidade muito rica, é muito importante para a conservação da natureza. Estão inventariados nos Montados mais de 120 espécies de fauna, algumas ameaçadas como a águia-de-bonelli, a águia-imperial-ibérica ou a cegonha-preta. Também o lince-ibérico ocorre nos Montados portugueses (fonte: Wikipédia).
- Trilho "Da Vila à Ponte Velha" em Lavre - É um percurso circular com cerca de 7 km e duração 3h, com inicio junto à Ermida de São Sebastião em Lavre.




